Indique o site Adicione a favoritos Carrinho de compras
KaemeBrasil  

Home | Quem somos | Cursos Descontos Progressivos | Palestras Gratuitas | Artigos | Cadastre-se | Depoimentos | Contato
fale_conosco
Curso em DVD - Técinas de Swing Trade
Curso em DVD - Técinas de Swing Trade
Curso em DVD - Técinas de Swing Trade
Curso em DVD - Técinas de Swing Trade
Curso em DVD - Técinas de Swing Trade
Curso em DVD - Técinas de Swing Trade
Curso em DVD 20 ESTRATÉGIAS VENCEDORAS na Bolsa de Valores Aprenda a identificar as melhores oportunidades do mercado utilizando a Análise Gráfica
Curso em DVD Técnicas de DAY TRADE Aprenda como lucrar todos os dias no Mercado de Ações. Um curso para quem quer saber mais sobre o mais agressivo método de investimento.
Curso em DVD Aprenda a investir em açoes - Utilizando a análise gráfica - Curso como investir na bolsa de valores aplicar em ações da bolsa de valores Curso em DVD Investimento em açoes da Bolsa de Valores aplicação bolsa valores aprndera a plicar na bolsa de valores
Curso em DVD - Operando na bolsa com a Análise Técnica
Curso em DVD - Aprenda a Operar Opções
Curso em DVD - Investindo na Bolsa de Vaores Através da Análise Fundamentalista
Curso em DVD - Introdução ao Mercado de  Ações
Curso Presencial Aprenda a investir em açoes - Utilizando a análise gráfica - Curso de análise técnica de ações Aprender a investir em açoes Aplicar em açoes investimento em açoes Curso de como investir em ações como aplicar em açoes da Bolsa de Valores Curso de Analise tecnica de açoes curso análise gráfica de ações para aprender
Palestras Gratuitas
Seja um instrutor

Home » Artigos

Análise do perfil de investidor mostra que brasileiro suporta mais risco - KaemeBrasil - Aprenda a investir em ações
Análise do perfil de investidor mostra que brasileiro suporta mais risco

08/09/2010

SÃO PAULO – A Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) obrigou os bancos a aplicar a seus clientes um questionário de Análise de Perfil do Investidor em determinadas modalidades de fundos, a partir de janeiro deste ano. Passado um semestre, a conclusão é de que os aplicadores são muito mais cautelosos do que dizem ser e suportam mais risco.

InfoMoney

 

A API consiste na adoção de critérios e processos pelas instituições do setor de varejo para checar a conformidade dos investimentos aos objetivos dos clientes, através de uma metodologia própria. Ela começou com os novos investidores de cotas de fundo de ações, fundos multimercados ou fundos de renda fixa classificados como crédito privado.

Caso o cliente deseje realizar uma operação que fuja ao seu perfil, a instituição pode se negar. No entanto, caso haja um bom motivo para a operação ser realizada, ela poderá ser feita, mas será preciso adotar um procedimento diferente. Como a operação não condiz com o perfil do investidor, será necessário que ele assine um documento que declare ter ciência dos riscos que está assumindo.

Os resultados
No Banco do Brasil, desde a implementação da ferramenta, 63 mil clientes já responderam ao questionário, sendo que mais de 28 mil possuem aplicação nas modalidades em que é obrigatória a análise do perfil do investidor (fundos de ações, multimercados ou renda fixa de crédito privado). Em relação ao perfil dos investidores, 12% são conservadores, 53% são moderados e 35%, arrojados.

No HSBC, os moderados também são maioria, correspondendo à metade dos investidores. Além disso, um total de 1% é defensivo, 18% são conservadores, cerca de 25% são agressivos e o restante faz parte do grupo de investidores que não responderam ao questionário.

Último levantamento realizado pelo Itaú mostrou que 47% dos clientes tomam menos risco do que o recomendado, enquanto 22% estão enquadrados em seu perfil de risco e 31% tomam mais risco do que o que deveriam. 

Embora a maioria dos investidores apresente um perfil “moderado”, o que significa que poderia arriscar um pouco mais, a realidade mostra que grande parte dos investimentos no Brasil está concentrada em categorias mais conservadoras.

“Não vejo muito no Brasil a cultura de investimento fora do que é referenciado na taxa de juro”, afirmou o superintendente executivo de Gestão de Patrimônio do HSBC, Gilberto Poso.

O questionário
De acordo com Poso, a aplicação do questionário tem caminhado a passos lentos nas instituições financeiras, uma vez que ele não é obrigatório, e ele acredita que este cenário deve se manter.

“Não vejo o investidor correndo para fazer isso. Mesmo porque não é obrigatório”, afirmou, completando que isso reflete também a realidade do cenário de investimentos no Brasil: como a maioria das pessoas aplica em modalidades em que não é obrigatório responder ao questionário, então não se tem uma alta adesão.

No HSBC, o ritmo de crescimento dos clientes que preenchem o questionário tem sido de até 15% ao mês, neste primeiro semestre. No entanto, desconsiderando os pequenos poupadores – aqueles que aplicam até R$ 50 mil por mês -, um terço dos investidores do banco já aderiu ao API, o que para ele é um resultado razoável.

No Itaú, últimos dados coletados, referentes ao mês de janeiro, mostram que o API havia sido aplicado em 18% da base de clientes do Itaú Personnalité.

«Ver todos


Home | Quem somos | Cursos | Palestras Gratuitas | Artigos | Cadastre-se | Mapa do site | Como Comprar | Contato
 
  by studio2

® 2010 - KaemeBrasil
A KaemeBrasil não se responsabiliza pelas informações contidas neste site e não faz qualquer tipo de recomendação
de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

contato@kaemebrasil.com.br